Como abrir um relacionamento?

Encontrar relações que nos fazem bem e que nos alegrem, como diz Spinoza ao descrever o amor, está entre os maiores anseios que nós, seres de afeto, podemos ter. Mas muitas vezes essa relação não se encaixa no modelo monogâmico que nos é ensinado.

Quando entendemos isso, o relacionamento aberto costuma ser uma das primeiras coisas que vem a cabeça. Mas como fazer para abrir a relação? Será que existe uma fórmula? Com toda certeza não. Mas existem cuidados e entendimentos que podem fazer toda a diferença.

Mas gostaríamos de dar uma dica inicial que aos nossos olhos é de grande valor.

A Antheia não incentiva que se experimente modelos de relacionamentos não monogâmicos como desculpa para compromissos ou envolvimentos afetivos superficiais, e também de forma alguma devem ser vistos como pretexto apenas para viver suas fantasias sem responsabilidade alguma. Sabemos que cada pessoa tem um perfil que melhor se identifica com um modelo de relacionamento, seja ele monogâmico, swinger, aberto, poliamoroso, relações livres e tudo bem você não ter certeza do que você quer e quiser experimentar para se descobrir. Mas jamais deixe de ser verdadeiro na busca.

Diálogo

Antes de abrir qualquer relação, abre-se o diálogo. Seja transparente.

Você então está com essa idéia fixa na cabeça, mas não sabe como abordar o assunto ou qual será a reação do seu parceiro(a). Talvez já tenha colhido algumas informações indiretamente durante algumas conversas, mas ainda assim, tem receio do que possa acontecer ao abrir o jogo.

Como já dissemos, não existe fórmula, mas não tem como escapar da conversa, então é melhor que ela aconteça da melhor forma possível.

  1. Busque informações, opiniões, talvez experiências que o outro já tenha tido.
  2. Certifique-se de não pegar o outro de surpresa. Lembre-se que esse assunto pode nunca ter passado na cabeça da outra pessoa. Se coloque no lugar dela.
  3. Tenha tato para não atacar direto nas inseguranças dela.
  4. Seja flexível. A conversa e os acordos podem não sair como você idealizou.
  5. As vezes será necessário mais de uma conversa. Não seja ansioso.
  6. Tenha certeza que todos os acordos estão explícitos e aprazível para ambos.
  7. Esteja preparado para as respostas e reações negativas. As pessoas não são iguais e cada uma tem suas necessidades. Essas conversas não são para convencer, mas para propor.

Começar aos poucos

– Ok! A resposta foi positiva. Nós abrimos a relação, mas estamos sem jeito de começar.

As vezes as coisas acontecem naturalmente, mas muitas vezes precisam de um empurrão ou uma mudança de “mindset”. Vocês não precisam tentar tudo de uma só vez. Inclusive ir com calma pode ser prudente para ter certeza que está confortável para ambos.

O voyeurismo é uma ótima dica de primeiro passo, em casas de trocas de casais, por exemplo. Onde o casal poderá observar outras relações sem precisar se envolver.

As regras vão mudar

Saiba que os acordos vão mudar com o tempo. Não seja apegado a isso. Não seja rígido. Encare os primeiros acordos como fase de descoberta.

É normal nossa visão a respeito das nossas reações e emoções se alterarem à medida que nos conhecemos e conhecemos um mundo novo. Mudando a forma que se enxerga ou se sente em relação a algo, mudam-se os acordos.

Relacionamentos abertos existem

Pode parecer estranho essa afirmação. Sabemos que você já está ciente dessa existência, tanto que possivelmente quer abrir o seu. Mas eles existem mais do que você imagina. Isso porque muitas pessoas possuem relacionamentos abertos em segredo.

A sociedade ainda possui maus olhos para todo modelo diferente do tradicional, mas está cada vez maior a procura e experimentação desses modelos mais liberais. Não há porque você se sentir mal ou diferente. É só questão de encontrar os semelhantes para trocar mais informações e experiências.

Moral da história

Não existe uma fórmula mágica para abrir relacionamentos, mas existe a melhor forma para cada relacionamento que sempre envolve ser verdadeiro e gentil com o parceiro(a).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s